domingo, 16 de outubro de 2011

Receita sobre a Boa-fé


O que é a boa-fé? Essa virtude está relacionada com um fato. Como fato, é a conformidade com os atos e com as palavras da vida interior, ou desta consigo mesma. Como virtude, é o amor ou o respeito à verdade, e a única fé que vale. É considerada pelos gregos como aletheiogal, porque tem a própria verdade como objeto.

Segue alguns ingredientes para o desenvolvimento da Boa-fé como virtude

Ingredientes



. Algumas pitadas de conhecimento sobre a questão essencial de que: Ser de boa-fé não é sempre dizer a verdade, pois podemos nos enganar, mas é pelo menos dizer a verdade sobre o que cremos;



. Duas colheres de sopa sobre a ideia de que: A boa-fé é uma sinceridade ao mesmo tempo transitiva e reflexiva. Ela rege, ou deveria reger, nossas relações tanto com o outro como conosco mesmo;



. Um copo bem cheio sobre a prática de que: A boa-fé é uma abertura de coração que nos mostra tais como somos; é um amor à verdade, uma repugnância a se disfarçar, um desejo de reparar seus defeitos e até de diminuí-los, pelo mérito de confessá-los. É a recusa de enganar, de dissimular, de enfeitar. Trata-te de amar a verdade mais que a si mesmo.


Modo de preparo


Mistura tudo e veja o resultado: A boa-fé é o contrário do narcisismo, do egoísmo cego, da submissão de si a si mesmo. A boa-fé é uma virtude que faz da verdade um valor e a ela se submete.


Dica


A boa-fé é o amor à verdade, na medida em que esse amor comanda nossos atos, nossas palavras, até mesmo nossos pensamentos, nos tornamos verdadeiros com a gente mesmo, com o outro e com tudo que nos cerca.


Boa semana,


Mila

Nenhum comentário:

Postar um comentário