segunda-feira, 23 de julho de 2012

Receita sobre o lugar onde o Tempo Espera!


O lugar onde o Tempo Espera

Há quase três anos, iniciei um projeto de conhecer todo o litoral brasileiro. Do norte ao sul, conheci lugares belíssimos, paradisíacos e alguns ainda nem visitados e explorados pelo turismo. Meu intuito era conhecer um pouco mais da minha história, do meu povo e do meu país. Observei muito, conversei com muitas pessoas e registrei acontecimentos históricos. Algumas coisas me chamaram a atenção sobre o litoral do Brasil que gostaria de compartilhar:

1. A maioria dos lugares, as terras são vendidas por preço de banana para Argentinos, Franceses, Italianos e outros;
2. Os nativos, a maioria muito pobre, são explorados como mão de obra nas pousadas e hotéis luxuosos;
3. Um aspecto muito importante, os predadores europeus não conseguiram dominar, a simplicidade, a honestidade e a ingenuidade dos nativos de cada região;
4. Os nativos não foram contaminados pelo capitalismo consumista que ensina o acúmulo, por isso em alguns lugares o meio para sobreviver continua com a pesca diária.

Diante dessa aventura, um lugar me chamou a atenção, no Sul da Bahia. A ilha de Moreré. 






Ilha de Boipeba - vilarejo de Moreré - o lugar onde o Tempo Espera!

A inspiração veio da musica Vilarejo, da cantora e compositora Marisa Monte.

"há um vilarejo ali, onde almeja um vento bom.
Da varanda, quem descansa vê o horizonte deitar no chão.
Pra acalmar o coração. Lá o mundo tem razão.
Terra de heróis, lares de mães.
Paraíso de mudou para cá.
Lá o tempo espera. Lá é primavera.
Portas e janelas ficam sempre abertas para a sorte entrar"

O Tempo Espera!

Em Ilha de Boipeba, encontrei algo inusitado. Um vilarejo e ao mesmo tempo um paraíso ainda preservado, Moreré. O vilarejo, recebe esse nome, devido a sua  origem Tupi,  que tem como significado o nome de um peixe da região chamado acará-disco. O povo que vive no vilarejo, cerca de 250 habitantes, sobrevive através da pesca. A natureza de mata atlântica quase intacta auxilia a beleza do lugar. Mas, não foi só a beleza que fez de Moreré um lugar magnifico na minha opinião. O que mais me chamou a atenção, além da beleza, da riqueza e da virgindade do local, foi o comportamento dos nativos de Moreré. Aprendi com eles que o tempo espera!

Depois da convivência e simpatia desse povo desenvolvi a receita sobre o lugar onde o tempo espera. Mas, afinal o que é fazer com que o tempo espere?

Receita sobre o lugar onde o Tempo Espera

O lugar onde o tempo espera acontece quando compreendo que a natureza dita as ordens da vida. Maré alta, maré baixa, tempo bom, tempo ruim. Sigo a vida com a visão de que, cada dia é o momento para decidir. Pois, o que faço depende do que a vida vai trazer.

Ingredientes

  • Uma colher bem cheia de sensibilidade para saber que quem controla tudo, desrespeita a vida e tudo que está conectado a ela.
  • Dois copos cheios de valores como respeito e dignidade para com o meio ambiente e consequentemente com o outro;
  • Três colheres diárias de aceitação de que nem todas as decisões dependem de nós. Muitas decisões dependem de tudo que envolve nossa vida. O meio ambiente e as pessoa;
  • Duas pitadas bem cuidadosas de que a vida é digna quando não se explora a ingenuidade do outro.


Modo de Preparo

Mistura tudo e contemple sempre o MAR. Pois, ele nos faz lembrar que o infinito existe, o imprevisível é real e respeitar os limites da própria natureza é fato fundante para se viver bem.



Dica

Dizem que as prais são todas iguais! Discordo profundamente dessa concepção. Afinal, para os bons observadores, a beleza é sempre única e exclusiva. Não pode ser massificada.

Boa semana!

Mila

Nenhum comentário:

Postar um comentário