domingo, 5 de agosto de 2012

Receita sobre abrangência


"O homem é a medida de todas as coisas" Protágoras (490-420 a.C)


Nascido em Abdera, no nordeste da Grécia, Protágoras viajou muito como professor. Tornou-se conselheiro do governante da cidade-estado e foi comissionado a escrever a constituição para a colônia de Thuri, em 444 a.C. É conhecido pela frase célebre  o homem é a medida de todas as coisas.

Para Protágoras, tudo é relativo. Pois, todo argumento tem dois lados e ambos podem ser válidos. Ele afirmou que podia transformar o argumento mais fraco em mais forte. Assim, Protágoras reconhece que toda crença é subjetiva: o homem, mantendo um ponto de vista ou opinião, é que dá a medida de seu valor.

O que pode ser aprendido dessa afirmação tão valiosa de Protágoras? Será esse pensamento importante e válido para os dias atuais? Que valores podemos extrair dessa afirmação de relatividade nas ideias humanas?

Acredito, que a afirmação de que o homem é a medida de todas as coisas possui valor importantíssimo para os dias atuais, onde reina o discurso da verdade absoluta que exclui, marginaliza e cria partidos, no qual aniquilam cada dia as formas diversas de vida.

Acreditar na relatividade das ideias, dos valores, das emoções e dos pontos de vista é fator importante para o desenvolvimento da abrangência nas relações e na construção do conhecimento. Por isso, apoiada na ideia de Protágoras, faço uma pequena receita sobre a importância da abrangência para se viver uma vida melhor.

Receita sobre abrangência


Ingredientes

  • Uma leve pitada de conscientização de que nossas ideias são meras opiniões e uma parte da realidade que conseguimos captar.
  • Um copo cheio de generosidade para aprender a dar e receber conhecimento. Pois, a soma dos mesmos pode contribuir e muito para o nosso crescimento.
  • Um colher grande de humildade para reconhecer que muito daquilo que julgávamos ser o ideal, o correto, o melhor, pode ser somente para nós mesmos. As pessoas são diferentes, pensam e sentem diferentes de nós.
  • Uma temperada de humanidade para aceitar a liberdade de expressão, pensamento, sentimento dos outros.Afinal, todos podem viver bem!
Modo de preparo

Ao misturar tudo para refletir melhor, você encontra espaço para aceitar e respeitar os outros. Nossa arrogância em achar que nossas opiniões são melhores ou superiores é só um retrato da falta de compreensão de que temos apenas um ponto de vista, uma ideia, um conceito, uma opinião. Ao misturar e bater bem os ingredientes, você encontrará mecanismos melhores para incluir, aceitar e aprender a viver com as diferenças.

Dica

A vida vale a pena ser vivida quando existe um espaço qualitativo para o outro se manifestar com tudo que possui. Abrangência é criar esse espaço de valoração do outro em sua totalidade.

Boa semana,

Mila





Nenhum comentário:

Postar um comentário