domingo, 19 de agosto de 2012

Receita sobre lembranças


A narrativa bíblica sobre o pós-dilúvio enfatiza um atributo divino que nos inspira a compartilhar com tudo que nos cerca. Ao introduzir o fim do dilúvio, a narrativa bíblica apresenta a expressão Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais. A palavra lembrança nas Escrituras, além de expressar a conotação da consciência de algo ou alguém, vai muito mais além. E, é sobre lembranças, inspirada na lembrança divina que apresento uma singela receita para a existência.



O termo lembrar nas Escrituras expressa solicitude por alguém. A atitude de solicitude é mostrada no trato amoroso e cuidadoso por uma pessoa. Quando a narrativa bíblica expõe o fim do dilúvio associada a lembrança de Deus por Noé e aos animais presentes na arca, tem-se uma manifestação de atenção cuidadosa, afetiva e amorosa.

Lembrar de alguém, não é apenas ter consciência da sua existência. Lembrar de alguém é empenhar-se, interessar-se e expressar um cuidado afetivo. Daí, tem-se uma receita sobre lembranças práticas.

Ingredientes

  • Uma pitada de consciência de que todos nós podemos cuidar de alguém. Cuidar é manter a vela acesa da vida. Pois, o cuidado é proteção e manutenção da existência. Quando expressamos um cuidado afetivo, estamos dizendo o quanto a pessoa vale para nós.
  • Uma colher bem cheia de solicitude. A solicitude é o empenho, o engajamento na vida que é expresso na atenção para com tudo que nos rodeia. Lembrar de alguém é envolver-se intensamente, mesmo sabendo que a recíproca pode não acontecer.
  • Um copo com 1 litro de zelo. Zelar por alguém é desejar sua durabilidade naquilo que nos compete fazer para preservá-lo. O zelo é a lembrança do que faz bem ao outro, do que representar cultivar o bem-estar na vida do outro.
  • 1/4 de atitudes diárias de lembranças. Lembrar é compartilhar nossos afetos. Lembrar é manifestar sensibilidade. Lembrar é acolher quando ninguém se importa. Lembrar é experimentar que estamos vivos e que podemos nos ajudar diariamente com pequenos atos de atenção e afeto.
Modo de Preparo

Todas as vezes que lembrarmos de alguém, podemos agir expressando uma consciência de cuidado, uma atitude a solicitude, uma manifestação de zelo e uma dedicação dos nossos afetos para além de nós mesmos.


Dica

As nossas lembranças são movimentos em prol do outro, do qual nossa vida pode se expressar como alguém que se importa, se envolve e se engaja.

Boa semana,

Mila


Nenhum comentário:

Postar um comentário